DOENÇA  DA  HEMOGLOBINA C

O que é doença da hemoglobina C?

A doença da hemoglobina C é uma doença hereditária dos glóbulos vermelhos do sangue. Na doença da hemoglobina C os glóbulos vermelhos contêm uma hemoglobina diferente, a hemoglobina C.

A hemoglobina C torna os glóbulos vermelhos mais endurecidos e, por isso, eles são mais rapidamente destruídos pelo baço, que é um órgão que funciona como um filtro do sangue.

Todas as pessoas que carregam o gene da hemoglobina C têm doença da hemoglobina C?

Não. Algumas pessoas podem receber um gene para a hemoglobina C de um dos pais e um gene para a hemoglobina A, que é a hemoglobina normal, do outro.

Quem tem os 2 tipos de hemoglobina (A e C) é chamado de portador da hemoglobina C ou portador do traço da hemoglobina C. Essa pessoa é sadia, saudável e não tem a doença da hemoglobina C.

Só tem a doença quem tem dois genes da hemoglobina C, ou seja, quem recebeu um gene para a hemoglobina C do pai e um da mãe.

O que a pessoa com doença da hemoglobina C pode ter?

A doença da hemoglobina C causa aumento do fígado e do baço e anemia, que algumas vezes precisa ser tratada com transfusão de sangue.

O traço da hemoglobina C também tem anemia?

Não. Quem tem o traço da hemoglobina C não tem anemia. Essa pessoa é um “portador sem sintomas”, ou seja, carrega o gene da hemoglobina C mas não tem sintomas da doença, não precisa de medicamentos e pode levar uma vida normal.

Doença SC.

Além da hemoglobina C, existem outras hemoglobinas que também são responsáveis por doenças. A mais comum e, também, uma das mais graves é a doença da hemoglobina S, conhecida como anemia falciforme.

Se uma pessoa portadora da hemoglobina C casar-se com uma pessoa portadora da hemoglobina S (também conhecida como traço falciforme), terá um risco de 25% de ter filhos com hemoglobina S + hemoglobina C (doença SC). Quem tem os dois tipos de hemoglobina (SC) tem os mesmos sintomas da anemia falciforme.

Como saber se tenho doença da hemoglobina C ou se sou apenas portador do traço de hemoglobina C?

Para isso, é preciso fazer um exame de sangue chamado eletroforese de hemoglobina.

E a criança que é portadora do traço da hemoglobina C?
O que seus pais devem saber a respeito?

Se o exame mostrar que a criança é portadora do traço da hemoglobina C, seus pais serão convidados a participar de uma reunião. Um médico explicará que a criança é saudável. Ela apenas herdou de seus pais o gene para a hemoglobina C, mas não deverá apresentar nenhuma alteração por este fato.

Como o tipo de hemoglobina é passado de pai para filho, uma criança portadora poderá ter filhos com a doença da hemoglobina C se, quando crescer, casar-se com uma pessoa que também é portador.

E, se casar com uma pessoa portadora do traço falciforme, poderá ter filhos com a doença SC, que causa os mesmos sintomas da anemia falciforme (doença da hemoglobina S).

É importante, por isso, que os pais sejam esclarecidos por um médico para que possam passar estas informações para seus filhos quando eles crescerem