B I O D Ú V I D A S

Quem tem mais ossos: um bebê ou um idoso?
Um bebê. Ao nascer, uma pessoa tem 300 ossos, mas conforme cresce, este número vai se reduzindo. Isso acontece porque alguns ossos se fundem. Na idade adulta, temos 206 ossos.
Por que a gente boceja?
O bocejo é uma forma de evitar o sono. Quando bocejamos, nervos da face são ativados e estimulam o cérebro. O mesmo efeito pode ser obtido as se mascar chiclete. Agora, misterioso mesmo é saber porque as pessoas bocejam quando vêem outras bocejando.
Você tem apetite de minhoca?
A minhoca come tanto que é até covardia comparar seu apetite com o de um leão. Um leão adulto, criado em zoológico, come 5 quilos de carne por dia - o que equivale a 2,5% do seu peso médio, de 200 quilos. A pequena minhoca bate de longe esse percentual. Come, por dia, o equivalente a todo o seu peso vivo.
Por que tenho "déjà vu"?
A sensação de já ter visto uma cena ou um lugar onde nunca esteve pode acontecer com qualquer pessoa. Ocorre quando a região do cérebro responsável pelo processamento da memória - hipocampo - é ativado fora de hora, exatamente quando acontece um fato novo. Daí a impressão de que o que está registrado já foi visto.
O que pode acontecer se você não beber água?
A água exerce função vital no nosso organismo e sua ausência pode causar dores de cabeça, moleza, confusão mental e pressão alta, porque o sangue fica mais grosso. A sede é um sinal de desidratação. Beba água. Sempre.
Por que a lagosta fica vermelha quando cozida?
O calor faz com que um pigmento vermelho-amarelado seja liberado dentro da concha. Essa reação química muda a cor da lagosta. O mesmo processo ocorre com os camarões.
Por que a aranha não gruda em suas próprias teias?
A aranha reveste de cola só os fios em espiral. Os fios do raio e da moldura da teia ficam secos. O aracnídeo é capaz de se movimentar rapidamente sem encostar nos fios grudentos.
O que você encontraria se raspasse os pêlos de um tigre?
Você encontraria uma pele igualmente listrada.
Qual a diferença entre a abelha africana e a européia?
Anatomicamente, é quase impossível distinguir uma da outra; ainda assim, as africanas são um pouco menores. A diferença entre elas é comportamental: as abelhas africanas são mais ativas enquanto produtoras de mel e defensoras da colméia. Além disso, elas se enraivecem com facilidade e, uma vez agitadas, demoram mais tempo para se acalmar (até 24 horas!). Também se caracterizam por defender suas colméias em maior número do que as abelhas européias.
Por que conseguimos derreter açúcar, mas não sal?
Qualquer sólido derreterá se a temperatura for suficientemente alta. Se você quiser derreter sal, tudo o que deve fazer é ligar o forno a uma temperatura de 801º C. O açúcar é um composto orgânico, e derrete a uma temperatura muito mais baixa: 185º C. O sal é inorgânico. Compostos inorgânicos requerem mais energia (no caso, calor) para passarem para o estado líquido.
Você sabia que as lagostas são canibais?
A menos que suas garras fiquem inutilizadas, esses crustáceos se devoram uns aos outros enquanto mantidos em tanques ou em caixotes nos navios. Por essa razão é que as garras são presas em elásticos ou com tampões de madeira.
Será que gasolina pode congelar?
Não importa o quão frio esteja, o combustível nunca congela. Abaixo de -117,5º C, a gasolina apenas se torna viscosa.
É possível ver o desabrochar de uma flor?
Sim. A prímula amarela abre somente ao escurecer, e o faz tão rapidamente que podemos ver e ouvir o fenômeno. Os botões parecem bolhas de sabão estourando.
Por que as baleias não desviam dos arpões atirados de navios baleeiros?
Pelo fato de ter seu globo ocular fixo, a baleia precisa mover todo o imenso corpo para mudar o seu ângulo de visão.
Você sabia que temos um órgão canibal?
Trata-se do estômago. Se ele não produzisse uma nova camada de mucosa a cada duas semanas, iria se autodigerir.
Por que os golfinhos têm tanta facilidade para acompanhar embarcações?
A propulsão da calda dos golfinhos é superior em eficiência a dos motores de algumas embarcações . Eles utilizam menos energia para atingir a mesma velocidade .
Você já pensou na relação do sapo com a camada de ozônio?
Pois é, os cientistas pensaram e, por isso, descobriram a o buraco na camada de ozônio. Na década de 50, alguns biólogos perceberam que ocorria uma diminuição do número de sapos, rã e salamandras - os batráquios - e apontaram que a culpa poderia ser dos raios ultravioleta vindos do sol, normalmente bloqueados pela camada de ozônio. Um estudo comprovou que este não era o motivo, mas despertou a atenção de outros pesquisadores para o buraco da camada de ozônio. Azar dos sapos, cujo desaparecimento continua sendo um mistério.
Responda rápido: todos macacos se penduram pelo rabo?
Não. Apenas os macacos do Novo Mundo (da América Central e do Sul) conseguem se pendurar pelo rabo. Os macacos do Velho Mundo (da África e da Ásia) não conseguem, mesmo que muitos tenham rabos longos.
Por que as palmas das mãos e as solas dos pés não sofrem queimaduras do sol?
A pele nas palmas das mãos ou nas solas dos pés é muito mais grossa do que em qualquer outra parte do corpo. Em virtude disto, seu efeito - de um verdadeiro filtro dos raios ultravioleta - é muito maior nesses locais, de tal modo que as queimaduras de sol raramente se desenvolvem nessa região.
Por que os cílios demoram mais a ficar brancos?
Os cílios têm a função de proteger os olhos da luz. Os cílios crescem num período relativamente curto e permanecem inalterados por muitos anos. Por causa da durabilidade, eles mantêm a sua pigmentação original.
Os mosquitos mordem para se alimentar?
Mosquitos não mordem e muito menos se alimentam do nosso sangue. Na verdade, as fêmeas (somente elas) perfuram suas vítimas com um longo e flexível tubo (probóscide) para sugar o sangue que servirá como nutriente para os seus ovos. Os mosquitos se alimentam apenas do néctar e da seiva de plantas.
Os pingüins vivem apenas no Pólo Sul?
Os pingüins não vivem apenas no Pólo Sul. Na realidade, das 17 espécies encontradas no hemisfério sul, apenas duas estão confinadas no Continente Antártico. Outras espécies são encontradas em praias que vão da África do Sul até a América do Sul, Autrália e Nova Zelândia. Há uma espécie que vive ali no Equador em virtude da água fria trazida pela corrente. Nenhum pingüim vive no Pólo Norte.
Por que se perde a memória depois de uma bebedeira?
Porque o álcool se infiltra através da corrente sangüinea, nas células do sistema nervoso central, provocando um efeito inibidor, o que causa uma "amnésia" - resultado de uma intoxicação intensa e da total falta de concentração.
Qual a diferença entre tubarão e cação?
Cientificamente não há diferença, ambos são sinônimos. Mas, popularmente, tubarão é o que come, cação é o que a gente come.
Por que sentimos calor quando tomamos vinho?
Porque o álcool contido no vinho provoca vasodilatação sangüínea, liberando calor à superfície da pele.
Como algumas espécies de peixes conseguem nadar em cardumes sem se perder?
Por causa de dois sentidos: o sistema da linha lateral (monorecepto) e a visão.
Brasil brasilidade busca coleções curiosidades dicionários
diversão Felipe folclore leis mensagens miscelânea