B I O D Ú V I D A S

Por que os japoneses têm olhos puxados e nariz empinado?
Para sobreviver, o ser humano teve que se adaptar às condições da natureza. Acredita-se que os asiáticos têm uma espécie de prega de pele extra na frente das pálpebras porque precisaram se proteger da neve. Segundo estudos, seus ancestrais estiveram presos na Sibéria durante a Idade do Gelo. Os olhos puxados funcionariam como uma espécie de aba, impedindo que a neve se acumulasse na parte interna das pálpebras. Por terem olhos estreitos, protegiam-se contra a claridade da neve. O nariz mais curto, ou empinado, faria com que o ar pudesse ficar mais aquecido no seu trajeto até o pulmão.
Quando um panda é menor que um rato?
Ao nascer, o filhote do urso é menor do que um rato.
Como são os sonhos de pessoas cegas?
Depende de como elas ficaram cegas. Se isto ocorreu após os 7 anos de idade, seus sonhos assemelham-se aos de pessoas que enxergam normalmente. Se a cegueira for proveniente do nascimento ou de quando a pessoa era muito jovem, a situação é diferente. Pelo fato de nunca saber ou de não se lembrar como é ver algo, o cego nada pode visualizar em seus sonhos. Estes envolvem apenas sons e sensações de cheiro, tato e paladar.
Quer emagrecer comendo?
Coma muito aipo. O aipo tem menos calorias do que aquelas que você gasta para comê-lo.
Por que temos a sensação de estar com um nó na garganta quando choramos?
Porque quando a pessoa segura o choro, contrai os músculos do pescoço.
Você sabe a diferença entre uma pantera e um leopardo?
Não existe diferença. O nome pantera refere-se aos leopardos de cor preta. Por vezes, a puma e o jaguar também são chamados de pantera.
Qual a diferença entre a maconha hoje e a consumida na década de 70?
A maconha usada hoje é 10 vezes mais forte do que a da década de 70. Seus efeitos variam de pessoa para pessoa, mais sabe-se que eles aparecem cerca de 15 minutos após o uso e podem durar de 4 a 6 horas depois de um único cigarro.
Quem vive mais, os homens ou as mulheres?
As mulheres. Existem apenas dois lugares no mundo em que os homens vivem mais do que as mulheres: no sul da Ásia e no Irã.
Você pensa que o camelo é o animal que sobrevive mais tempo sem água?
Apesar de viver no deserto, o camelo resiste menos tempo sem água do que um rato.
Por que ficamos arrepiados quando estamos com frio ou com medo?
Quando sentimos frio ou medo, nossa pele fica parecida com uma "pele de galinha". Isso se deve à concentração dos músculos ligados à base dos pêlos. Os folículos pilosos quando contraídos formam montinhos, deixando a pele com o aspecto arrepiado.
Por que só os homens têm pêlos nas orelhas?
Ter pêlos nas orelhas é uma característica hereditária. Para a sorte das mulheres, esse gene está localizado no cromossomo Y, que só os homens possuem.
Comeu demais??? Saiba o que o antiácido pode fazer por você.
Quando você come além da conta, a comida fica parada no estômago. Isso estimula a produção de ácido lático e faz você se sentir "abarrotado". Os antiácidos neutralizam o ácido lático e fazem você se sentir melhor.
Por que as minhocas aparecem rastejando no chão depois que chove?
Quando chove, os buracos do solo pelos quais as minhocas respiram ficam cheios de água. Assim, elas saem da terra para não morrerem afogadas.
Barata sem cabeça vive?
Pode parecer maluco, mas uma barata pode viver mesmo sem cabeça. Se removermos sua cabeça cuidadosamente, de forma que ela não morra pela perda de líquidos, a barata vai sobreviver. Sua morte acontecerá dentro de algumas semanas e sabe por qual motivo? Por falta de comida!
Por que estalar os dedos faz um barulhinho ?
Porque quando o dedo estica, o líquido que lubrifica a articulação se desloca sob o vácuo formado entre as articulações, fazendo o barulho do estalo.
Você imagina o que pode acontecer se um polvo estiver com muita fome?
Se um polvo estiver com muita fome e não encontrar o que comer, ele devorará os próprios tentáculos.
Você sabia que algumas etnias passam mal com leite?
Geralmente, o leite não é muito saudável para adultos orientais e negros africanos. Seus organismos tendem a não produzir enzimas necessárias para digerir o açúcar natural contido no leite.
O que uma criança pode fazer no útero?
A criança, na barriga da mãe, é capaz de se mover, dormir, ouvir ruídos altos e chupar o dedo. Alguns pesquisadores vão mais longe e dizem que o bebê pode até registrar na memória fatos marcantes ocorridos com a mãe durante a gravidez.
Por que a baleia ejeta água?
Porque sendo um mamífero marinho, precisa subir periodicamente à superfície para respirar. Depois de ter inspirado, volta novamente à superfície para expirar e, ao fazê-lo, expele uma mistura de ar quente e úmido, sob a forma de um jato.
Do que é feito o chifre do rinoceronte?
O chifre do rinoceronte, único mamífero que tem tal saliência em seu nariz, não é absolutamente uma formação óssea, mas simplesmente um agregado de pêlos, endurecido por queratina.
Como os antropologistas diferenciam o esqueleto de um homem do de uma mulher?
Além do tamanho dos ossos, a principal diferença está no tamanho da bacia pélvica, que na mulher é maior, para facilitar a passagem do bebê durante o parto.
Por que os bebês recém-nascidos choram sem lágrimas?
Logo após o nascimento, quando o bebê chora, os pais não vêem as lágrimas porque as glândulas lacrimais só começam a produzi-las por volta da terceira semana de vida.
Por que os cactos têm espinhos?
Os cactos são plantas resistentes e sobrevivem bem às condições climáticas extremas do deserto, onde poucas outras plantas conseguem vingar. Os espinhos assim protegem os cactos contra o ataque de animais herbívoros, além de servirem para captar gotas de orvalho, como fonte adicional de água para a planta.
Por que a pimenta nos faz espirrar?
A piperina, um dos componentes químicos das pimentas branca e preta, é que dá o paladar agradável e picante às comidas. Já na mucosa nasal, entretanto, a piperina age como forte irritante.
Você sabe quantas vértebras contém o pescoço da girafa?
Apesar da girafa ter o pescoço mais longo de todos os animais, o número de vértebras, sete, é absolutamente idêntico ao de todos os outros. Simplesmente estão dispostos mais distantes uns do outros.
Você sabe o que é pupunha?
É o fruto de uma palmeira da Amazônia, a pupunheira. Ele é grande, com polpa branca e alto valor nutritivo.
Brasil brasilidade busca coleções curiosidades dicionários
diversão Felipe folclore leis mensagens miscelânea